this is me

this is me
...

Oi Sejam bem vindos(as)

Passei muito tempo procurando algo que pudesse servir de
suporte para as educadoras de educação infantil, em especial as que trabalham em
CEI, percebi que poucos sites e blogs oferecem o que elas realmente querem
que são atividades práticas e possiveis de realizar no dia-a-dia.Bom, é isso que
eu me proponho a fazer com a ajuda de vcs e com a benção de Deus.!


sábado, 27 de fevereiro de 2010

projeto mensal para CEI- Março

Projeto mensal
Mês:Março

Tema condutor : Saúde e nutrição

 Datas comemorativas a serem trabalhadas:
Dia internacional da mulher (08/03/10)
Dia do telefone (10/03/2010)
Dia dos animais (14/03/2010)
Dia mundial da água (22/03/2010)
Dia do circo(27/03/2010)
Saúde e nutrição (31/03/2010)

 Disciplinas
Linguagem oral
Artes visuais
Musica e movimento
Natureza e sociedade
Raciocínio lógico
 Conteúdo
Confecção de lembrancinhas
Roda de historia
Roda de conversa
Cantigas de roda
Músicas infantis
Mural
Brinncadeiras livres e dirigidas
Fantoches de vara
Cartazes educativos
Relaxamento
Dramatização
Filmes educativos
Parque
Dinâmicas
Pintura
Jogos de memória
Degustação de frutas
Reciclagem
 Objetivos :
Identificar e estimular a observação
Identificar o circo e as profissões circenses
Desenvolver coordenação motora e viso-motora
Ampliar o conhecimento sobre os diversos tipos de alimentos
Vivenciar e estimular bons hábitos alimentares
Desenvolver os sentidos
Desenvolver a socialização
Desenvolver a identidade
Conhecer os animais
Desenvolver a comunicação
Valorizar a importância da água como um recurso imprescindível
Desenvolver noções de combate ao desperdício de água
Identificar cores , texturas formas, quantidades

 Estratégias:
Para trabalhar o dia internacional da mulher,preparar uma caixa bem enfeitada com vários objetos utilizados pelas mulheres (roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.)e, no momento da roda de conversa retirá-los um a um , explicando pra que serve o objeto.Observar a reação dos educandos permitindo que manuseiem os objetos livremente
Confeccionar um telefone e permitir que cada educando dramatize uma ligação
Com a utilização de livros ilustrados contar histórias sobre animais diversos .
Com auxílio de rádio e cd , trabalhar canções que façam referencia aos animais , realizando os gestos correspondentes e estimulando os educandos a repeti-los
Com o auxílio de colchonetes, rádio e cd ,fazer um relaxamento com os alunos e utilizar o som que as águas emitem para proporcionar calma e tranqüilidade
Em roda de conversa imitar o barulho das águas estimulando os educandos a também fazê-lo , explicar a importância da água
Com auxilio de cartaz falar sobre o circo e os artistas circenses mostrando-os um a um
Realizar dinâmicas que promovam as atividades circenses como por exemplo : Dar cambalhotas, andar como bailarina, imitar um leão e o domador, fazer algum truque de mágica, encher e estoura bexigas, pintar o rosto dos educandos igual ao de um palhaço e mostrar sua imagem refletida no espelho, etc.
Rodinhas com músicas sobre alimentação como “Comer, comer”, “Meu lanchinho”,“ O que que tem na sopa do neném”.
Conversas informais perguntando o tipo de comida que mais gostam, falar da importância dos alimentos naturais como as frutas, legumes, sucos em vez de balas, refrigerantes, etc.
Aproveitar o momento das refeições para reforçar os conceitos de uma alimentação nutritiva
Histórias dramatizadas sobre determinados alimentos (exemplo em anexo)
Realizar teatro de fantoches com imagens de frutas e legumes
Levar frutas com sabores diferentes como: Laranja, morango, uva, limão, abacaxi, pêra etc., e oferecer aos educandos.

 Justificativa
O presente projeto propõe ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; bem como a utilização de datas comemorativas como um suporte para trabalhar conceitos de respeito, proteção ao meio ambiente, cidadania, entre outros.
 Avaliação
A avaliação será constante. Cabendo ao educador estar atento ao interesse, participação, desenvolvimento e colaboração de cada educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário