Projeto mensal
Mês:Março
Tema condutor : Saúde e nutrição
Datas comemorativas a serem trabalhadas:
Dia internacional da mulher (08/03/10)
Dia do telefone (10/03/2010)
Dia dos animais (14/03/2010)
Dia mundial da água (22/03/2010)
Dia do circo(27/03/2010)
Saúde e nutrição (31/03/2010)
Disciplinas
Linguagem oral
Artes visuais
Musica e movimento
Natureza e sociedade
Raciocínio lógico
Conteúdo
Confecção de lembrancinhas
Roda de historia
Roda de conversa
Cantigas de roda
Músicas infantis
Mural
Brinncadeiras livres e dirigidas
Fantoches de vara
Cartazes educativos
Relaxamento
Dramatização
Filmes educativos
Parque
Dinâmicas
Pintura
Jogos de memória
Degustação de frutas
Reciclagem
Objetivos :
Identificar e estimular a observação
Identificar o circo e as profissões circenses
Desenvolver coordenação motora e viso-motora
Ampliar o conhecimento sobre os diversos tipos de alimentos
Vivenciar e estimular bons hábitos alimentares
Desenvolver os sentidos
Desenvolver a socialização
Desenvolver a identidade
Conhecer os animais
Desenvolver a comunicação
Valorizar a importância da água como um recurso imprescindível
Desenvolver noções de combate ao desperdício de água
Identificar cores , texturas formas, quantidades
Estratégias:
Para trabalhar o dia internacional da mulher,preparar uma caixa bem enfeitada com vários objetos utilizados pelas mulheres (roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.)e, no momento da roda de conversa retirá-los um a um , explicando pra que serve o objeto.Observar a reação dos educandos permitindo que manuseiem os objetos livremente
Confeccionar um telefone e permitir que cada educando dramatize uma ligação
Com a utilização de livros ilustrados contar histórias sobre animais diversos .
Com auxílio de rádio e cd , trabalhar canções que façam referencia aos animais , realizando os gestos correspondentes e estimulando os educandos a repeti-los
Com o auxílio de colchonetes, rádio e cd ,fazer um relaxamento com os alunos e utilizar o som que as águas emitem para proporcionar calma e tranqüilidade
Em roda de conversa imitar o barulho das águas estimulando os educandos a também fazê-lo , explicar a importância da água
Com auxilio de cartaz falar sobre o circo e os artistas circenses mostrando-os um a um
Realizar dinâmicas que promovam as atividades circenses como por exemplo : Dar cambalhotas, andar como bailarina, imitar um leão e o domador, fazer algum truque de mágica, encher e estoura bexigas, pintar o rosto dos educandos igual ao de um palhaço e mostrar sua imagem refletida no espelho, etc.
Rodinhas com músicas sobre alimentação como “Comer, comer”, “Meu lanchinho”,“ O que que tem na sopa do neném”.
Conversas informais perguntando o tipo de comida que mais gostam, falar da importância dos alimentos naturais como as frutas, legumes, sucos em vez de balas, refrigerantes, etc.
Aproveitar o momento das refeições para reforçar os conceitos de uma alimentação nutritiva
Histórias dramatizadas sobre determinados alimentos (exemplo em anexo)
Realizar teatro de fantoches com imagens de frutas e legumes
Levar frutas com sabores diferentes como: Laranja, morango, uva, limão, abacaxi, pêra etc., e oferecer aos educandos.
Justificativa
O presente projeto propõe ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; bem como a utilização de datas comemorativas como um suporte para trabalhar conceitos de respeito, proteção ao meio ambiente, cidadania, entre outros.
Avaliação
A avaliação será constante. Cabendo ao educador estar atento ao interesse, participação, desenvolvimento e colaboração de cada educando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário