O livro texto e leitor . "aspectos cognitivos da leitura/Angela Kleiman-8ªedição-Campinas, SP:Pontes,2002.Kleiman P.H.D pela universidade de LLInois, E.U.A tem várias publicaçoes na area de leitura como:Ensino e pesquisa e Oficina da leitura.
Em sua obra a autora trata da compreenção de textos escritos, mostrando que existem variados processos cognitivos que precisam ser entendidos para que essa compreesão ocorra de fato.
Segundo Kleiman, o objetivo do livro é "[..]oferecerr para preofessores e alunos universitarios uma introdução aos aspectos cognitivos da compreensão e leitura de textos".(p08), pois é imprescindivel que os entendamos para que possamos dar à leitura um signuficado.
Logo na apresentação do livro a autora traz dois questionamentos aos leitores.Indaga se é possivel ensinarmos a compreensão e o processo cognitivo a algum individuo, e , logo na sequencia nos mostra que não.a função de cada docente é criar caminhos e possibilidades que possam contribuir para o desenvolvimento do processo cognitivo.
O trabalho estrutura-se em quatro capitulos.No primeiro apresenta-se a questao de que para que haja compreensão de um texto é necessario ao leitor o conhecimento previo, isto é, a utilização do conhecimento adquirido ao longo da vida para facilitar o entendimento de determinado assunto.O conhecimento prévio é composto por :conhecimento linguistico(conhecimento da gramatica/propria lingua), conhecimento de mundo(conhecimento que o pesquizador tem acerca do assunto), conhecimento textual(tipos e generos textuais),Já o segundo capitulo"objetivos e expectativas da leitura", percebemos que ao lermos dvemos estabelecer objetivos e a formulação de hipoteses ideossincraticas, saber "onde estou e aonde quero chegar" ao ler um texto.
O terceiro capitulo aponta para as estrategias de processamento de texto, que para assim ser considerado deve ´possuir coesão e coerência.Sendo que a primeira trata-se da ligação, do encadeamento de informações, e a outra é justamente a logica contida no texto, pois ao ler, devemos compreender do que a obra se trata.O ultimo capitulo trata da interaçao na leitura de textos.Kleiman aponta que na leitura há responsabilidade mutua, isto é, para que um texto seja compreendido é necessario que o leitor interaja com a obra e vice-versa, e para que isso aconteça é necessário,segundo kleiman que o leitor seja sujeito na nteração nao apenas como um leitor proficiente, mas também, muito mais importante, um leitor critico".(p10)
Portanto é possivel perceber que conhecer esta obra é de suma importancia para todos os individuos, em especial os docentes, pois para estimular nossos educandos a terem uma leitura significativa, temos que também faze-lo, pos apesar de parecer um tnto quanto complexo o ato de leitura pode e deve ser compreendido, assim sendo tornar-se-á mais eficaz a prática pedagogica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário