this is me

this is me
...

Oi Sejam bem vindos(as)

Passei muito tempo procurando algo que pudesse servir de
suporte para as educadoras de educação infantil, em especial as que trabalham em
CEI, percebi que poucos sites e blogs oferecem o que elas realmente querem
que são atividades práticas e possiveis de realizar no dia-a-dia.Bom, é isso que
eu me proponho a fazer com a ajuda de vcs e com a benção de Deus.!


sábado, 13 de março de 2010

resenha crítica : Texto e letior, aspectos cognitivos da leitura -Angela kleiman

O livro texto e leitor . "aspectos cognitivos da leitura/Angela Kleiman-8ªedição-Campinas, SP:Pontes,2002.Kleiman P.H.D pela universidade de LLInois, E.U.A tem várias publicaçoes na area de leitura como:Ensino e pesquisa e Oficina da leitura.
Em sua obra a autora trata da compreenção de textos escritos, mostrando que existem variados processos cognitivos que precisam ser entendidos para que essa compreesão ocorra de fato.
Segundo Kleiman, o objetivo do livro é "[..]oferecerr para preofessores e alunos universitarios uma introdução aos aspectos cognitivos da compreensão e leitura de textos".(p08), pois é imprescindivel que os entendamos para que possamos dar à leitura um signuficado.
Logo na apresentação do livro a autora traz dois questionamentos aos leitores.Indaga se é possivel ensinarmos a compreensão e o processo cognitivo a algum individuo, e , logo na sequencia nos mostra que não.a função de cada docente é criar caminhos e possibilidades que possam contribuir para o desenvolvimento do processo cognitivo.
O trabalho estrutura-se em quatro capitulos.No primeiro apresenta-se a questao de que para que haja compreensão de um texto é necessario ao leitor o conhecimento previo, isto é, a utilização do conhecimento adquirido ao longo da vida para facilitar o entendimento de determinado assunto.O conhecimento prévio é composto por :conhecimento linguistico(conhecimento da gramatica/propria lingua), conhecimento de mundo(conhecimento que o pesquizador tem acerca do assunto), conhecimento textual(tipos e generos textuais),Já o segundo capitulo"objetivos e expectativas da leitura", percebemos que ao lermos dvemos estabelecer objetivos e a formulação de hipoteses ideossincraticas, saber "onde estou e aonde quero chegar" ao ler um texto.
O terceiro capitulo aponta para as estrategias de processamento de texto, que para assim ser considerado deve ´possuir coesão e coerência.Sendo que a primeira trata-se da ligação, do encadeamento de informações, e a outra é justamente a logica contida no texto, pois ao ler, devemos compreender do que a obra se trata.O ultimo capitulo trata da interaçao na leitura de textos.Kleiman aponta que na leitura há responsabilidade mutua, isto é, para que um texto seja compreendido é necessario que o leitor interaja com a obra e vice-versa, e para que isso aconteça é necessário,segundo kleiman que o leitor seja sujeito na nteração nao apenas como um leitor proficiente, mas também, muito mais importante, um leitor critico".(p10)
Portanto é possivel perceber que conhecer esta obra é de suma importancia para todos os individuos, em especial os docentes, pois para estimular nossos educandos a terem uma leitura significativa, temos que também faze-lo, pos apesar de parecer um tnto quanto complexo o ato de leitura pode e deve ser compreendido, assim sendo tornar-se-á mais eficaz a prática pedagogica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário