Tema: Páscoa
Datas comemorativas a serem trabalhadas:
Dia mundial do livro infantil(02/04/10)
Páscoa( 04/04/10)
Dia do hino nacional (13/04/10)/Descobrimento do Brasil(22/04/10)
Dia do Índio (19/04/10)
Disciplinas
Linguagem oral
Artes visuais
Musica e movimento
Natureza e sociedade
Raciocínio lógico
Conteúdo
Confecção de lembrancinhas
Roda de historia
Roda de conversa
Cantigas de roda
Músicas infantis
Massagem
Mural
Brinncadeiras livres e dirigidas
Fantoches de vara
Cartazes educativos
Dramatização
Filmes educativos
Parque
Pintura
Culinaria
Jogos de memória
Dinâmicas de grupo
Objetivos :
Identificar e estimular a observação
Desenvolver coordenação motora e viso-motora
Desenvolver os sentidos
Desenvolver a socialização
Desenvolver a identidade
Conhecer os animais
Desenvolver a comunicação
Identificar cores , texturas formas, quantidades
Desenvolver a percepção auditiva
Estimular o educando a entender o real significado da Páscoa;
Desenvolver respeito e afetividade
Estratégias:
Fazer uma massagem diferente nos educandos .Para isso é necessario colocar um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga Se o clima ajudar,deixar a criança somente com a fralda em local tranquilo,com luz difusa e música suave.Passar a bexiga delicadamente pelo corpo da criança,fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.
Confeccionar chocalhos com materiais recicláveis e imitar danças indígenas
Trabalhar músicas relacionadas ao tema escolhido
Com a utilização de livros ilustrados contar histórias , contos de fada , fábulas, entre outros gêneros textuais
Com auxílio de rádio e cd , trabalhar cantigas de roda, músicas de rotina, bem como utilizar histórias narradas em cd , para que os educandos possam ter contato com outras formas de contar histórias.
Permitir que os educandos manuseiem livros e revistas, cabendo ao educador estar atento para mediar esse primeiro contato, orientando qual a forma correta de manusea-los
Preparar bombos de chocolate em pó e permitir que as crianças degustem e também ajudem na preparação
Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixar os educandos rabiscarem livremente
Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
Em roda de conversa explicar sobre rotina e regras
Com auxilio de cartaz falar sobre o circo e os artistas circenses mostrando-os um a um
.Aproveitar o momento das refeições para reforçar os conceitos de uma alimentação nutritiva
Justificativa
O presente projeto propõe trabalhar com os educandos noções de afetividade e interação bem como a utilização de datas comemorativas, em especial pascoa , como um suporte para trabalhar conceitos de respeito, proteção ao meio ambiente, cidadania, entre outros.
Avaliação
A avaliação será constante. Cabendo ao educador estar atento ao interesse, participação, desenvolvimento e colaboração de cada educando.
domingo, 21 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário