this is me

this is me
...

Oi Sejam bem vindos(as)

Passei muito tempo procurando algo que pudesse servir de
suporte para as educadoras de educação infantil, em especial as que trabalham em
CEI, percebi que poucos sites e blogs oferecem o que elas realmente querem
que são atividades práticas e possiveis de realizar no dia-a-dia.Bom, é isso que
eu me proponho a fazer com a ajuda de vcs e com a benção de Deus.!


domingo, 21 de março de 2010

Projeto mensal -Abril

Tema: Páscoa

 Datas comemorativas a serem trabalhadas:
Dia mundial do livro infantil(02/04/10)
Páscoa( 04/04/10)
Dia do hino nacional (13/04/10)/Descobrimento do Brasil(22/04/10)
Dia do Índio (19/04/10)

 Disciplinas
Linguagem oral
Artes visuais
Musica e movimento
Natureza e sociedade
Raciocínio lógico
 Conteúdo
Confecção de lembrancinhas
Roda de historia
Roda de conversa
Cantigas de roda
Músicas infantis
Massagem
Mural
Brinncadeiras livres e dirigidas
Fantoches de vara
Cartazes educativos
Dramatização
Filmes educativos
Parque
Pintura
Culinaria
Jogos de memória
Dinâmicas de grupo
 Objetivos :
Identificar e estimular a observação
Desenvolver coordenação motora e viso-motora
Desenvolver os sentidos
Desenvolver a socialização
Desenvolver a identidade
Conhecer os animais
Desenvolver a comunicação
Identificar cores , texturas formas, quantidades
Desenvolver a percepção auditiva
Estimular o educando a entender o real significado da Páscoa;
Desenvolver respeito e afetividade




 Estratégias:
Fazer uma massagem diferente nos educandos .Para isso é necessario colocar um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga Se o clima ajudar,deixar a criança somente com a fralda em local tranquilo,com luz difusa e música suave.Passar a bexiga delicadamente pelo corpo da criança,fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.
Confeccionar chocalhos com materiais recicláveis e imitar danças indígenas
Trabalhar músicas relacionadas ao tema escolhido
Com a utilização de livros ilustrados contar histórias , contos de fada , fábulas, entre outros gêneros textuais
Com auxílio de rádio e cd , trabalhar cantigas de roda, músicas de rotina, bem como utilizar histórias narradas em cd , para que os educandos possam ter contato com outras formas de contar histórias.
Permitir que os educandos manuseiem livros e revistas, cabendo ao educador estar atento para mediar esse primeiro contato, orientando qual a forma correta de manusea-los
Preparar bombos de chocolate em pó e permitir que as crianças degustem e também ajudem na preparação
Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixar os educandos rabiscarem livremente
Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
Em roda de conversa explicar sobre rotina e regras
Com auxilio de cartaz falar sobre o circo e os artistas circenses mostrando-os um a um
.Aproveitar o momento das refeições para reforçar os conceitos de uma alimentação nutritiva

 Justificativa
O presente projeto propõe trabalhar com os educandos noções de afetividade e interação bem como a utilização de datas comemorativas, em especial pascoa , como um suporte para trabalhar conceitos de respeito, proteção ao meio ambiente, cidadania, entre outros.
 Avaliação
A avaliação será constante. Cabendo ao educador estar atento ao interesse, participação, desenvolvimento e colaboração de cada educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário